RSVP

É utilizado na organização de eventos socias e corporativos para uma verificação mais exata do número de convidados que irão comparecer.
RSVP é abreviatura de "Répondez S'il Vous Plaît" expressão francesa que corresponde a "Responda por favor".
O termo em francês é utilizado devido a imagem dos franceses estar ligada às práticas das boas maneiras, que eram predicados dos fidalgos da corte francesa.
Indiferente de sua decisão em relação ao evento, ou seja, em caso positivo de comparecimento ou declínio ao convite o contato deve ser realizado, não necessitando maiores justificativas.
Basta "obrigada pelo convite, mas não poderei comparecer" ou ainda "obrigada, comparecerei".
Geralmente, as respostas são fornecidas diretamente à esquipe de cerimonilistas do evento, o que acaba por gerar menos constrangimento em caso de uma posição negativa do convidado.
Importante ressaltar: o convite servirá somente para as pessoas citadas. Se consta "Sr. X e Sra. X" somente o casal está sendo convidado. Caso conste "Sr. X e família" todos os membros que moram na mesma casa foram convidados para o evento.
Desta forma, confirme exatamente o número de pessoas que estarão presentes.
Outro detalhe: se confirmou sua presença, esteja presente! É de péssimo tom a confirmação e posteriormente sua ausência. Claro, há casos e casos. Se confirmou e no último momento não conseguirá estar presente, entre em contato com os números descritos no convite, nada de ligar pessoalmente para os anfitriões para tal cancelamento e justificativas. Isso não cabe para este momento.
No caso de não confirmar ou ainda ter negado o convite até a data mencionada, não compareça. Você poderá ter uma surpresa e ser barrado na porta.
É educado o anfitrião pedir confirmação e o convidado respeitar tal pedido, levando em consideração contatos e datas.

Postagens mais visitadas