Recepção de Formatura



Depois de alguns anos frequentando os bancos acadêmicos chega o momento da Formatura. Primeiramente a colação de grau. Para este momento se reúne uma comissão de formatura, buscando aqueles colegas que se encontram mais disponíveis para correr atrás dos orçamentos e que tenham maior facilidade de contatos e negociação.
Escolhe-se a produtora que irá produzir a cerimônia, são detalhados os acontecimentos, escolhidos os oradores, professores homenageados, paraninfa... enfim, as demais burocracias pedidas pela Universidade.
Algumas turmas sendo grandes se possibilita a opção pelo baile. Turmas de Medicina e Direito, geralmente são as que mais investem neste sentido, por terem muitos formandos e diminuirem os custos referentes à festa.
Porém, o mais comum é os formandos optarem por recepções individuais ou ainda em conjunto com aqueles "parceiros" mais próximos.
De fato, fazer uma festa em conjunto diminue alguns gastos e faz o evento tornar-se mais divertido, no sentido, de ampliar o número de convidados. Há quem goste de algo mais íntimo, neste sentido, se opta pela recepção individual ou a parceria deve ter o mesmo perfil.
Fazendo a festa em conjunto há que se ter consensos. E sobretudo, muita, mas muita organização. São convidados diferentes, famílias distintas o que envolve algumas decisões bem específicas em relação ao buffet, às bebidas, à decoração e o tipo de música que será executado na festa.
Há ainda que organizar devidamente as mesas, sem nunca esquecer do "R.S.V.P" (explicação em posts anteriores). Organizar a recepção dos convidados, dar a mesma atenção. Não permitir tumulto na hora de servir-se no buffet ou ainda orientar para que no caso de empratados, todos recebam seus pratos em tempos parecidos.
Erro comum é as famílias quererem levar coisas separadas: doces, bebidas, lembrancinhas. O ideal é unificar tudo, pois fica muito constrangedor alertar os convidados que "isso não pode" ou "é do outro formando".
Se a festa for em conjunto. É em conjunto!
Já para as festas individuais, muitas vezes não há a necessidade de um banquete enorme, afinal, a formatura finaliza uma jornada de investimento pesado e muitas vezes tratam-se de jovens que ainda não entraram por completo no mercado de trabalho. Muitas vezes, este não é o momento de ostentar.
Uma pequena recepção para os mais íntimos, hoje em dia se investe muito em finger foods que acabam sendo mais econômicas e são suficientes para a ocasião. Se a escolha pela recepção de formatura for até as 19 horas vale também um coquetel.
Caso a verba ainda esteja curta para as opções acima, vale fazer a recepção num restaurante onde permita a reserva de espaço e indicar aos amigos que "as despesas correm por conta de cada convidado". Neste caso, pode se investir numa rápida e singela ambientação do local para tirar do trivial e ainda após o encontro planejar alguma balada que seja do gosto da maioria.
O que importa é celebrar! A formatura é uma conquista muito particular de um tempo que nos pede muito esforço e abdicações.
Comemorar esta ocasião é celebrar nossa competência, persistência e o futuro!

Postagens mais visitadas