(Micro) mas sempre atual Manual do Convidado!




Resultado de imagem para convidados

Tenho muita vontade de escrever um livro, mas entre muitas dúvidas, sempre o meu público alvo é uma delas.
Meu trabalho é sobre Eventos, claro, mas aqui se subdivide em vários públicos, um deles: os convidados.
Gosto deste público, pois afinal de contas, todos nós somos convidados em algum momento.
Convidado nos dias de hoje, é aquele amigo ou familiar selecionado para estar presente num dos momentos mais importantes da vida dos anfitriões.
Mas para ser um bom convidado, acho interessante algumas condutas que diriam ser de comportamento e educação. Por último e muito particular de bom senso, mas este, decorre dos dois primeiros.
Resgatando alguns velhos conceitos já disponibilizados aqui no blog, recorro a eles e a outros para fazer um Micro Manual de convidados aqui na página. E lá vamos nós!
Prezado convidado (o que serve para todos);
  1. Ao Receber o convite, leia quem está sendo convidado e respeite.
  2. Ainda no convite pode ou não ter instruções de traje, respeite outra vez.
  3. Mantendo a atenção no convite ainda, haverá uma data para confirmações de presença. O faça!
  4. Confirmando sua presença no evento, vá! (não se conta aos convidados, mas tecnicamente, cada convidado tem sim um custo e hoje, bem elevado. Então, caso você confirme sua presença e não apareça, não reclame de entrar para a lista negra de quem o convidou!!)
  5. Bom, o inverso vou falar, mas é uma obviedade: se informou que não irá, por favor, não vá! Afinal de contas, quem trabalha com evento, trabalha com planejamento e organização e a sua presença não está prevista e nem organizada.
  6. Confirme somente aqueles convidados que foram convidados (não acredito que ainda preciso escrever isso, mas preciso!).
  7. Não importa o seu grau de parentesco ou amizade com os anfitriões, não avisar a presença de crianças ou acompanhantes em geral, desorganiza todo o planejamento. Informe e mais uma vez, se não foi convidado, por favor, por educação, não insista! Você é o convidado.
  8. Não confirmou presença e apareceu no dia, causou transtorno. Não, não podemos e nem iremos, reformular 20 mesas para você sentar com quem deseja (vide instruções anteriores).
  9. Convidado que não confirma e chega de surpresa, senta onde tiver lugar. Lembram da educação? Havia instruções no convite...
  10. Chegou atrasado no evento, seja discreto.
  11. Chegou antes do tempo, aguarde. O serviço de buffet não irá abrir 2h antes do tempo previsto para atende-lo. Há combinações de tempo de serviço, há um Cerimonial a ser seguido.
  12. Tem intolerância a algum alimento, consulte, com o Cerimonial se há a possibilidade de alimentação especial. Não havendo, prepare-se com sua marmitinha, pois nem todas as cozinhas estão preparadas para intolerâncias alimentares, outras, acabam por onerar o serviço aos anfitriões.
  13. Coma antes de ir para o evento! Todos! Os com e o sem intolerância. Você estará diante de um dia emocionante, e sob serviços que podem levar mais tempo que você esperava para comer, então.. previna pequenos vexames.
  14. Não beba, antes de ir para eventos. Chegar com aquele bafo não é legal! Ter que ser carregado pelo Cerimonial, muito menos.
  15. Você estará sendo recebido por uma equipe treinada, com técnicas. Com combinações feitas com os anfitriões, respeite!
  16. Sua mesa foi informada, sente nela! Não é para ficar pipocando de mesa em mesa. A sua mesa foi decidida pelos anfitriões. Lembre-se, seja educado, respeite!
  17. O Cerimonial solicita que aguarde para as fotos, adivinhe, respeite, há uma razão para tudo que ocorre no roteiro de um evento.
  18. Não é hora da sua mesa ainda se servir no buffet e você está morrendo de fome? Volte ao passo 13!
  19. Não dê “carteiraços” do tipo: “eu também trabalho com eventos”, “também sou fotógrafo e faço assim...”, “sou Cerimonialista e trabalho desta forma...”. Sou educada e minha equipe idem, não responderemos conforme nosso pensamento, mas pensaremos: “então, porque será que você não está no meu lugar neste momento”? Ou seja, você é convidado, sente-se, aproveite a festa e pode deixar que estamos no comando.
  20. Não dê “carteiraços” de proximidade: “sou a melhor amiga dela”, “sou a madrinha”. Infelizmente, vivemos num país que ainda se dá este tipo de preferência má educada, furando filas e quebrando protocolos e regras. Bem, minha equipe não se adequa a este sistema. É executado o combinado e minha educação é igual para com todos, então, prezada dinda ou amiga: Volte ao fim da fila e aguarde a sua vez!
  21. Não dê palpites aos anfitriões se não lhe foi perguntado. Nem mesmo nos preparativos.
  22. Se você é madrinha de casamento, lembre que este dia é da noiva e a protagonista é ela.
  23. Nos casamentos, mulheres, por favor, não se vistam de branco ou offwhite!!
  24. Se o serviço é de Buffet, aguarde todos os convidados se servirem para após você repetir. Seja bem educado e pense no próximo, pelo amor de Deus!
  25. Não coma os doces até que você perceba que está no momento adequado.
  26. Há menu na mesa, leia o que será servido e se não estiver escrito algum item, é porque não terá. Não peça, você não está num restaurante e sim num evento social!
  27. Tente beber socialmente para não chamar mais atenção do que deveria!
  28. Não há como desligar caixas de som, festas são barulhentas mesmo. Durante o jantar temos o devido cuidado, mas quando a festa começa ou você gosta do barulho ou é hora de ir dormir.
  29. Kids nem sempre estão planejados no evento. Desta forma, leia o convite para ver se estão incluídos ou não. Não estando, há passos anteriores que descreve o que fazer.
  30. Na maioria dos locais não há serviço de Chapelaria nos dias de hoje, até por custos, então deixe a mala em casa e leve o essencial.
  31. Menor não toma bebida alcoolica, por favor, não insista!
  32. Guardanapos não são para serem levados enrolando docinhos para casa.
  33. Arranjos, são da festa. Talvez possa levar as flores.
  34. O kit toilette é para ser usado no evento, conforme sua necessidade.
  35. Você não é o fotógrafo nem o cinegrafista, por favor, não atrapalhe! Já tive convidado que chegou ao cúmulo de pedir licença para tirar a fotografia no melhor ângulo em um momento super importante. Coloque-se no seu lugar de convidado!
  36. Não, você não falará no microfone nem fará homenagens se não estiver previsto!
  37. Seja educado! Este mandamento engloba todos os demais!

Postagens mais visitadas