Cor Pantone 2019


A queridinha de 2019: Living Coral.
Assim decretou a Pantone.
Pantone é um catálogo de cores, digamos assim, como quando você vai escolher para sua casa.
Tendência da moda e o que irá prevalecer no próximo ano.
Cada ano, uma cor diferente.

E o que falar deste tom Coral?
Eu achei lindo, cor quente e vibrante.

Mas como a maioria das cores Pantone, não é uma cor pura. É uma mistura. Quase uma porcentagem de cores misturadas para se chegar neste coral aí...
Sim, tem isso.. para Pantone, existem muita cores corais, mas a mistura de todas as porcentagens de cores misturas (ai Deuuus!) dá nesta numeração: 16-1546 e neste nome Living Coral.

Isto não significa que você precisa pintar a casa, as paredes, o cabelo, a boca e fazer sua festa com esta cor. É uma tendência do ano... mas se você não gostar, continue com sua cor favorita.

Mas que é linda esta cor e alegre, sem dúvidas!

No entanto, como disse acima, ela não é uma cor pura... como o marsala que foi tendência em 2017 também não era... há casos que são quase "ilusões ópticas", como o caso do fúcsia que também é uma cor da Pantone.

O marsala em flor é vinho. Em tecidos, também... e aí vem uma gama de paletas de marsala, saindo muitas vezes do rosa quartz até chegar ao beringela.

Então, para a questão do coral também é assim.
Não encontraremos uma flor Pantone Coral Living, encontraremos tons que mesclados entre salmão, vermelhos, terrosos + misturados com a devida luz, darão a ideia de serem flores no tal Pantone.

Já os tecidos também poderão variar de intensidade e brilho, então, você tem que desejar ver coral muitas vezes e criar a ilusão óptica adequada à luz e ao local do seu evento.

Mas isso, sempre aconteceu desde a chegada do Azul Tiffany.

Vamos dar uma espiada no que estou falando, então?

Olhem a questão das flores na imagem abaixo. Nenhuma é exato o Pantone 16-1546, até porque esta é uma cor assim, delimitada na impressão e que ainda pode se transformar com o tipo de papel ou material que está imprimindo.
 


Vendo na prática, como ficaria esta cor em possibilidades de buquês de noiva, por exemplo:

 Neste primeiro modelo, há um verdadeiro degradê de cores para se pensar que a mais forte é o desejado Coral Living.

Aqui também há um degradê, mas somente em tons fortes, sem suavizar com cores pasteis.
 Aqui um ramalhete já mais rústico, deixando a impressão de um coral mais vivo somente nas flores de destaque do buquê.
 A delicadeza do "mosquitinho" faz a flor parecer bastante coral e lembrar de fato e em definitivo a cor pantone. É importante lembrar que as flores são encomendadas nos tons desejados, mas o clima às vezes pode desbotá-las. Então, a ilusão óptica também é bem vinda.
 Um dos meus preferidos, pois até mesmo a preocupação com a fita que envolve o caule teve este cuidado. Ficou delicado e forte devido às flores utilizadas.
 Vivo e de cor única, muitos verão um tom mais alaranjado neste buquê, justamente, pela ausência de contrastes, ficamos com o tom real das flores aqui.

E as combinações possíveis com Coral... nossa... são infinitas. Mas o importante são os opostos para dar uma sensação frio x quente. 

Um exemplo disto é o azul forte, azul marinho, azul noite que dão bem este contrastes, espia:




Outra possibilidade é suavizar e deixar com tons bem verão: como o azul turqueza
 O verde menta ou Verde Armany
 Olha o Azul turqueza x Tiffany aí... conform sua ilusão ótica permitir...



Vejam que dependendo da mescla, a cor se modifica... se intensifica ou suaviza.

Ainda podemos ir para o cinza ou grafite que foi queridinho das decorações neste ano de 2018.

Chique não? Mas vejam como suavizou a cor coral. Verão para este tom não... mas para as demais estações começa a me alegrar esta mescla mais clean.

Usar tom sobre tom também é bastante elegante e há uma variação imensa o que facilita a sua aceitação sobre os diversos tons de Coral que você encontrará no mercado.

 
O importante sempre, é você se sentir à vontade com o que está lhe inspirando. Lembrar que você precisa olhar suas fotos de casamento daqui a 10 anos e ainda achar dentro do contexto e ainda ser você... não escolha cores pela moda ou tendência. Se quiser muito demonstrar que está atualizada, utilize a paleta em pequenos detalhes que com certeza dará o efeito desejado e alegre que esta cor do ano nos proporciona.

Postagens mais visitadas