Dicas (Bem Humoradas) para Convidados


Começo este post dizendo que um dia escreverei um livro para ser o “Manual dos convidados de festa social”.
 
Inicialmente parece ser uma brincadeira, mas não é. Em geral, todos nós como convidados de um evento costumamos nos portarmos conforme nosso “bom senso”. Só há um problema nisso tudo: bom senso, cada um tem o seu.
Já a educação é algo que invariavelmente é inerente ou não. Quem tem educação, tem. Pode não saber regras de etiqueta, mas tem ao menos uma noção de como se portar.
Pareço pedante ao escrever sobre isto, mas a conduta de muitos convidados com suas atitudes peculiares, acabam por constranger os próprios donos da festa.
Neste mundo que “tudo pode” as pessoas acham que por serem convidadas, tudo podem. Mas não é bem assim, o convidado deve se sentir honrado por ser convidado para um evento particular, novamente num mundo que o normal é ter mais de 500 amigos no facebook.
A festa segue sendo dos donos da festa, você, caro convidado está indo prestigiá-los e deve sim seguir algumas regras básicas, nem de etiqueta, mas de educação.
Vamos a elas, de forma bem humorada, pois com certeza já fizemos ou conhecemos alguém com estas gafes básicas antes/ durante e pós-evento.
Algumas são até repetitivas, mas se está aqui de novo, é porque você não leu anteriormente, senão, não as cometeria mais:
- RSVP – Querido convidado, CONFIRME SUA PRESENÇA. Há uma data limite no convite. RESPEITE ESTA DATA!
(provavelmente pós esta data você será barrado no baile).

- Confirme a presença conforme o convite e não para a MÃE, A SOGRA, A NOIVA, OU DEUS!
Os donos da festa pagaram um Cerimonial justamente para você confirmar para a equipe.

(lembre-se que os donos da festa não irão se lembrar que você confirmou sua presença no último churrasco de domingo, CONFIRME CORRETAMENTE).
- HORÁRIO DA FESTA: leia e chegue no horário! Uma hora antes não é a hora e adivinha: uma hora depois também não. PONTUALIDADE BRITÂNICA!

- Chegou cedo? Espere. A hora do convite não se alterou subitamente porque você a adiantou.

(acredite, há todo um planejamento para o evento, contratação de profissionais por hora, no máximo, para você não morrer de inanição, lhe ofereceremos água...) CHEGUE NO HORÁRIO!

- NÃO, NÃO E NÃO! NÃO TRAGA agregados que não foram convidados. Nem pergunte se pode, NÃO, NÃO PODE! Seja educado e não constranja os anfitriões perguntando se a vizinha pode ir junto. NÃO PODE!
- Caso você leve a vizinha ainda assim, ela terá que voltar para casa.
- Leia sobre o traje no convite!
- Bonés, mochila e afins, estão totalmente fora de contexto.
- EVITE calça jeans (#peloamor)
- Não chegue na festa bêbado. Espere mais um pouco se este for o objetivo da noite ou vá para uma Balada. Todos os demais agradecem.
- Não quebre pratos, copos, taças e qualquer outro objeto, propositalmente, a não ser que você esteja num casamento grego.
- Sabe a piscina que está ali? Não pule nela! Piscinas são para nadar de traje de banho e provavelmente você não se encontrará assim no evento.
- Click! Aguarde sua vez de tirar a foto! Por mais importante que você seja, você realmente sabendo de sua importância, irá esperar sua vez. NÃO FURE FILA. A busca pela vantagem num país como o nosso, começa até nisso.
- Aguarde sua vez de ir ao “BUFFET”! Aguarde! Se você tiver uma dieta regrada, leve umas castanhas ou nozes na bolsa para não passar as 3 horas da dieta sem comer. Caso você seja muito faminto, coma qualquer coisa antes, tipo um cachorro quente do Rosário, um bauru do Cavanhas, mas siga aguardando sua vez de jantar! Todos agradecem!
- Você gosta de tirar foto é? Lembre-se que os 545 convidados também! Então, não seja egoísta e siga as instruções do Cerimonial. Novamente, todos agradecem!
- Não importa o seu sobrenome, você continuará sendo um convidado como os demais. O seu sobrenome neste caso, só valera para todos para identificá-lo no momento da Recepção. SEM CARTEIRAÇOS!
- NÃO SE JOGUE NA MESA DE DOCES!
- NÃO CARREGUE TODOS OS DOCES (você não é FORMIGA)!
- NÃO, NÃO E NÃO! NÃO TEMOS PRATINHOS PARA OS DOCES #OMG
- SEJA EDUCADO!
- Sim, este tópico da mesa de doces é crítico e merece destaque, porque as cenas são fortes!
Convidado, aguarde a SOBREMESA! Ela deve constar no cardápio.
- Se os anfitriões disponibilizaram transporte para o evento, SÓ AGRADEÇA A GENTILEZA! Não pergunte, não resmungue, não reclame, ACEITE. É UMA GENTILEZA ALÉM DE TER LHE CONVIDADO. Seja MUITO EDUCADO!
- Não repita o empratado! Não é engraçadinho você repetir. Até pode, mas não é elegante (bem longe de ser elegante). Lembre-se que você está num evento social.
(num tópico acima, indicamos dois bons lugares para você se prevenir gastronomicamente antes da festa, caso seu nível de fome seja faminto).
- Evite repetir em BUFFET também. Não é um Buffet executivo, na verdade se chama JANTAR EM ILHAS.
(se for inevitável comer novamente, aguarde todos os pobres convidados que ainda não comeram e novamente AGUARDE SEU MOMENTO DE PASSAR AO BUFFET).
- Se não há Chapelaria, acredite, você terá que guardar todos os seus pertences.
- Por favor, não leve para casa os itens do Kit Toilette. Na Panvel, estão quase todos disponíveis.
- Seguindo a saga lembrancinhas: você só pode levar para casa, adivinhe, as LEMBRANCINHAS.
- Vasinho, caneta, bloquinhos, vidros, guardanapos, decorações em geral, NADA DISTO É PRESENTINHO. No máximo, as flores, mas sem os vasos!
- DOCES também não são lembrancinhas, por favor, não os leve enrolado em guardanapo de tecido, pois estes também serão contabilizados ao final do evento.
- Bebidas em geral, também não são para serem levadas. Consuma com moderação, NO EVENTO!
- Não quebre móveis nem os chute, não bata em ninguém!
(parece brincadeira né... #sqn)

- As recepcionistas não querem sair com você! Respeito, por favor.
- Não entre na cozinha, a não ser que você trabalhe lá.
- Respeite o planejamento do evento que foi feito em conjunto por equipes de profissionais e os clientes. Se você não quer se meter, simplesmente não se meta.
Acredite, ninguém vai quebrar um roteiro de evento porque você acha que algo poderia ser melhor... se está acontecendo neste formado, foi planejado por algum motivo anteriormente.
Você é CONVIDADO!

- Não monopolize os donos da festa. Você não é o único a estar presente.
- Respeite o lugar (mesa) que foi escolhido para você.
- Cuide de suas crianças!
- Segure (e bem forte) suas crianças principalmente na hora da dança dos noivos ou seus filhos correm o risco de levar um golpe no melhor estilo “street fighter” (você lembra né? É do seu tempo).

- Não é engraçadinho ver seu filho mordendo doces e os devolvendo para a mesa, nem vê-lo lambendo o bolo. Segure-o mais forte ainda se precisar!
- Se não houve um espaço kids, provavelmente, você terá que cuidar das suas crianças o evento todo.
Divirta-se sempre, mas lembre-se de respeitar os demais, pois como nossos pais nos ensinaram: nossa liberdade termina quando começa a do próximo.

Postagens mais visitadas