Tendências de Tons e Decoração para Eventos 2022

 E virou o ano e a sensação é algumas tendências passadas não foram usadas... e assim, seguem atuais e sendo tendências para 2022.

Não podemos negar que temos uma cor definida pela Pantone que norteiam algumas escolhas e nos deixam mais na "moda". Mas também, precisamos ter o bom senso de saber usar estes tons e não é necessário usar a Cor Very Peri em todas decorações, festas, na reforma da sua casa, nos seus acessórios.

Mas afinal, o que é Pantone?

Ela é considerada uma "autoridade" em cores no mundo e nasceu para padronizar as impressões, pois desta forma, no mundo gráfico, todos se comunicam entendendo de forma uníssona as cores, visto que cada uma delas tem um nome e uma numeração.

Com o passar dos anos, outros mercados se apropriaram de suas nomenclaturas e determinações, como o mercado da moda, arquitetura e design, de construção e de eventos também, entre outros.

A determinação das cores é feita por um estudo psicológico e comportamental da sociedade como um todo (funciona como quase uma cromoterapia... hahahaha.. brincadeirinha).

A cor do ano PANTONE 17-3938 Very Peri que é um mix entre o azul com o vermelho-violeta e carrega consigo muita originalidade. Isso porque, é a primeira vez que a marca desenvolve um tom especial para carregar o título de cor do ano 2022.

 A Pantone divulgou a cor de ano 2022: PANTONE 17-3938 very peri. Fonte: Pantone

 Enfim, tempos de inovar, de mudar, de ser original e arriscar-se pós tempos sombrios da pandemia, chega o novo - e se fosse usar da cromoterapia mesmo, os tons violetas estão sempre associados à transmutação das energias... e por que, não?

Mas como usar esta cor na prática?

Bem se você pegar uma cartela de cores e voltando lá às nossas aulas de Educação Artística, veremos que as cores primárias constituem o nosso "real" universo de cores e tudo parte delas. Então, a partir disto é mistura, luz e sombra.

Você sabe a diferença entre PANTONE C e PANTONE U? – Netshare

As escolhas são infinitas e muitas vezes, as variações podem até confundir. Mas não importa! Temos opções. Só que vale lembrar que isso funciona, na prática para as "high" impressões e suas definições que são permitidas em máquinas de alta qualidade. 

Jamais conseguiremos a infinitude de cores em tecidos, por exemplo, e no caso dos eventos, como por exemplo nas flores, os tons como "Azul Serenity", "Marsala", "Tiffany" "Rosa Blush", entre outros, são imaginários e não tingíveis às pobres flores... ou seja, temos uma impressão visual que novamente ocorre com a utilização de um mix de várias cores e a incidência de luz programada para se atingir determinado objetivo. Veja aí, que a decoração jamais poderá ser planejada distante do projeto de iluminação do seu evento.

Ok, mas como usar esta cor do ano, então? 

Misturando, utilizando de contrastes e até mesmo de degradês conforme for o seu gosto. Só cuidado! Goste desta paleta lilás - violeta, se não, esqueça.

Na prática um sofá no tom abaixo, não vamos encontrar. Até pode. Mas os tecidos mais usados para forração são em Oxford o que já não nos dá grandes variações por questões de tingimento de texturas.

Outra opção são veludos, super chiques, mas mais caros.

Então, você pode, utilizar cores neutras na base como fendi, marfim, amadeirados e trazer para algumas flores e detalhes uma cor mais parecida com a Very Peri, visto que as composições de mesas ainda seguem em alta, com elementos variados, rústicos e metais, por exemplo.

Pantone 2022: tendência de cores para o novo ano - Móveis para decoração de  eventos - Encontre a decoração perfeita -Produtos para o seu evento

Se eu tivesse que escolher uma flor que melhor representa esta cor, para mim, seria a lavanda, até pela própria questão de leveza que ela traz e esta paleta violeta me leva à esta sensação. 

Pantone 2022 | Como usar a Very Peri no seu casamento

Mas claro que você pode investir com outros elementos e como disse, variações de tons na mesma paleta o que pode abrir mais o leque de opções de flores:

Como usar a cor Pantone do ano de 2022 em seu casamento

Porém, não se esqueça que eu comecei este post falando das mesclas e tendências que "parecem não terem sido usadas".

As que permanecem fortemente é a ideia do Coral mesclado à cor de 2022 ou até mesmo mesclado em outra tendência que não sai de moda que é dos tons terrosos e folhas secas, como o queridinho capim dos pampas.

A cor pantone de 2019 e suas variações partiram da Living Coral. Abaixo, mescla de variações dos tons já considerados cores do ano pela Pantone.

PANTONE® COLOR OF THE YEAR 2019: CORAL LIVING FLOWER INSPIRATION - Explore the many different flower options available from Jet Fresh Flower Distributors. Contém uma imagem de: JRL Interiors — Pantone Color of the Year 2022: Very Peri

 

Esta linha de decoração terrosa foi antecedida pela linha botanicals, lembra dela? Então os verdes, como o eucalipto acinzentado seguem compondo bem, sobretudo para trazer vida a decorações que por vezes focam em flores desidratadas. 

Contém uma imagem de: Rust flowers chair décor for fall wedding  Contém uma imagem de: Sunset Terracotta Wedding Decor - Bouquets, Centerpieces & More  

E por falar em linha botanicals, ela que surgiu para ser uma alternativa mais econômica de custos, hoje, pela sua importância, busca e referência, tem um patamar de valor muito similar aos de outras flores, ditas mais nobres que os verdinhos e plantinhas.

 

Postagens mais visitadas