Depois do esforço... o dia da Formatura

Nada mais merecido do que comemorar 5 anos de esforço, dedicação, abnegação e muito, muito estudo.
Formar-se na profissão escolhida é a consagração de toda uma família, além de ser uma conquistam muito íntima e pessoal.
Entramos na Universidade já pensando no dia em que subiremos ao palco, chamados por algum colega/amigo e agarraremos o nosso canudo emocionados.



Jamais esquecerei do dia da minha Formatura: o sentimento de conquista + felicidade + satisfação é coletivo entre os nossos familiares, aliás serão somente os mais próximos que terão paciência de aguentar todos os discursos e etc, até chegar a nossa vez de termos o nome no telão e chamado pela paraninfa.

Para os demais amigos e parentes cabe à quem pode oferecer uma Recepção de Formatura.

Uma festa de Formatura não tem que ter necessariamente as pompas de um Casamento ou 15 anos. É um intermédio de nossa fase estágio, passando para enfim, profissionais do mercado de trabalho, então, não nos cabe orgias...

Mas o que não pode faltar:
- uma boa alimentação - até às 20h vale coquetel e mini porções, após isto, aconselha-se Jantar em Ilhas ou Empratado, pois afinal, depois da Colação de Grau, todos os convidados tem fome;

- espumante - tem que ter brinde. Tem que celebrar. Não importa a marca, desde que claro, não seja aquela espumante que cai direto na dor de cabeça;

- Mesa de Doces - vale o investimento. É o mimo atual das festas;

- DJ e iluminação - depende de onde será a recepção. Uma música ambiente também é legal. Tudo dependerá do investimento e do público que será convidado.

- Convites - não precisam ser os mais luxuosos. Os mais tradicionais são os formandos em dia de prova de toda. Gráficas simples imprimem e é o suficiente para a ocasião;

- Decoração - você pode fazer temática de acordo com o curso, ou apenas, usar as cores do curso.
Para os formandos que não quiserem flores, já há outras opções.
Para as formandas, pode-se usar flores ou plumas.

- Fotografia - é importante registrar o momento na festa. Sem muitos adicionais. Mas se tiver investimento, pode fazer algum tipo de book. 

- Lembrancinhas - novamente, pode ser temático ou algo que considerar ter alguma utilidade para o convidado. Hoje em dia, se usa muito produtos de gastronomia - cupcakes, brownies, docinhos especiais, negrinho em potinho, bisnagas.... 

Um cardápio simples nutre bem uma Recepção de Formatura. 

Quem convidar? Aquelas pessoas que participaram da construção da sua carreira, que estiveram próximas durante os anos de estudo, chefes (sim....), colegas de trabalho mais próximos. Amigos de infância que mesmo sem muito contato são importantes para sua vida. Professores especiais.

Quem não convidar? Pessoas que não sabem nem que curso você faz. Parentes só para fazer social, mas que nem imaginam que você, sequer, entrou na faculdade.

É possível fazer uma Recepção de Formatura com R$ 20.000? Até menos.. apertando os convidados e os serviços.
Desde que você faça as escolhas certas, com fornecedores e serviços corretos e inicie o processo de contratação com antecedência de uns 8 meses. 

Planejar é a palavra chata para cumprir o investimento desejado.

Tenha um Organizador para lhe orientar. Para receber seus convidados no dia e lidar com possíveis imprevistos. O organizador lhe ajudará com listas, fornecedores em geral e detalhes.

Dúvidas:

Posso fazer minha colação de grau num dia e a recepção em outro?
Sim, pode. Desde que você não se importe. O dia da Colação de Grau é bastante cansativo, ainda que seja prazeroso. Se sua colação for muito tarde e tiver muitos formandos, vale a pena esta avaliação.
Fazer festas fora de finais de semana, sai mais barato... pense nisto!

Posso fazer minha festa com mais de um formando?
Pode, desde que planeje a festa como um todo. Verifique o local para que abranja a necessidade de todos.

Fica mais barato?
Nem sempre. A diferença está mais na questão do valor do salão, pois a Gastronomia cada um pagará a de seus convidados. A decoração também seguirá a mesma fórmula.
Porém, se forem festas independentes na mesma recepção o valor será de uma festa individual.

Pense nesta data como sendo um marco para uma nova fase. O importante é você ter as pessoas que participaram da sua trajetória. Não precisa investimentos gigantes, afinal, estaremos migrando para um cenário real de nossa profissão. Os pais irão ajudar, uma vez mais, então, não esqueça de uma bela homenagem a estes que sempre acompanham e apóiam.

Boa Celebração! Esta comemoração é para a vida toda e é sua!







Postagens mais visitadas