Sobre a Camila Quintana - Assessoria de Eventos

A Cerimonialista Camila Quintana é graduada em Comunicação Social - Bacharelado em Relações Públicas pela Unisinos. Concluiu o curso com Distinção com a abordagem do tema "Crise de Imagem de Pessoa Pública" baseado no case de Ibsen Pinheiro, buscando a problemática de soluções de crises e restabelecimento de imagem no mercado. Entre 2008 e 2010 trabalhou na área de Atendimento ao Cliente na empresa Claro assessorando em casos críticos para reversão de imagem da empresa. Posteriormente atuou na Central de Eventos na tradicional Associação Leopoldina Juvenil de Porto Alegre e no Clube do Comércio,junto à Barcelos Gastronomia, tendo ainda passagem como Coordenadora de Eventos no SESC Campestre. Após adquirir amplo conhecimento no âmbito de eventos e atendimento, sentiu necessidade de atender seu cliente de forma personalizada e da forma que acredita ser um evento: "Fazer evento é aproximar pessoas, compartilhar momentos... é encantá-las e fazê-las felizes!" Sejam Bem-Vindos a este mundo de sonhos!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

(Alguns) Itens que não podem faltar na sua festa!

Muitos dizem que Planejamento e Produção de Eventos virou um mercado capitalista. Isto se deve à quantidade de itens e opcionais que hoje se contrata para um evento.
Vou defender o mercado de eventos e dizer que o padrão sim leva à um aspecto consumista e capitalista. A produção em série é característica, desde sempre, da revolução industrial.
Todo mundo quer celebrar, mas este aspecto mercadológico só estará presente de acordo com o profissional que você irá contratar, portanto atenção!

Trabalhar com pacotes fechados sem lhe dar opção de escolha não é o ideal, afinal cada evento deve ser único e assim, personalizado de conforme o perfil do cliente e o quanto você quer investir.
Fornecedores fixos também não é o ideal, salvo quando não se tem disponibilidade de tempo para pesquisa, caso contrário o melhor é você ter liberdade de escolha.

Festa é investimento e é como obra: sempre se gasta um pouco mais. Para não fugir do orçamento é que o primeiro item que indico é um Profissional de Cerimonial/ Organizador de Evento.
A seguir, seguem alguns itens que você precisa investir e outros que são opcionais para sua festa.

CERIMONIALISTA:  é o profissional que irá conduzir seu evento. Irá planejar, organizar e lhe dar todas as dicas e atalhos para uma linda festa. A relação deve ser de confiança, pois o relacionamento dura meses e é necessário haver muita sinceridade de ambas as partes envolvidas. O profissional ainda é responsável pela execução e supervisão do dia do evento.
Busque contratar profissionais especializados, de preferência que sejam graduados em Relações Públicas e que por isso, tem todo o conhecimento para lidar com crises e imprevistos, relacionamento com cliente e fornecedores, planejamento e execução de eventos, seguindo todas as etapas e procedimentos. Planejar um evento não é o mesmo que "fazer" um evento. Fazer evento, hoje em dia, qualquer mortal é capaz de fazer. A diferença está em planejar, alinhando todos os fornecedores de acordo com o perfil do cliente e da festa, tornar o evento "redondo", com a menor probabilidade de imprevistos possíveis. Isto é ciência, acredite.

CONVITE/SAVE THE DATE: deve ser previsto depois que sua lista de convidados esteja pronta. Devem seguir o padrão de sua festa. O Save the Date pode ser dispensável, o fundamental mesmo é o convite enviado no tempo certo.

GASTRONOMIA:  este é um dos itens mais importantes do seu evento. Contratar um buffet com qualidade e que ofereça o serviço corretamente para o cliente é de fundamental importância para que tudo ocorra tranquilamente. Número de garçons, maitre, a questão da agilidade e o tipo de serviço adequado para o evento, devem ser considerados. Bebidas básicas e sobremesa, bem como uma gentil mesa de café, são itens que também devem constar.

Mesa de Café


DECORAÇÃO: item fundamental e transformador de um local. Com uma boa equipe de decoração, você é capaz de ambientar o pior lugar e transformá-lo num lugar charmoso e aconchegante. Sempre com a devida orientação do seu Cerimonialista, a construção da decoração requer tempo e paciência para ajustes e detalhes. É um dos itens que requer maior investimento, pois requer locação de móveis e acessórios, utilização de flores e plantas e ainda a criatividade e execução do projeto pela equipe escolhida.

MESA DE DOCES:  um dos itens mais esperados da festa. Diria que hoje em dia, podemos abrir mão da sobremesa e do bolo, mas não de uma linda mesa de doces. Além de compor um cenário de decoração é um atrativo dos convidados. Requer investimento e dedicação na escolha dos doces. Mas é possível fazer uma mesa de doces com um custo razoável.



MESA DE GULOSEIMAS: uma opção mais econômica em relação à mesa de doces é uma mesa de guloseimas. É uma mesa mais descontraída e indicada para 15 anos, formaturas e aniversários infantis. Também deve se adequar à temática da Festa, sendo inserida na decoração.



SONORIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO: não podem faltar! Nenhuma festa sobrevive sem música, seja qual for o estilo. E uma decoração só tem vida com a iluminação adequada. São itens que andam juntos, por isso, a necessidade de ambos os projetos estarem de acordo.

FOTOGRAFIA E FILMAGEM: se precisar optar, escolha as fotos. No entanto, o ideal é contar com os dois serviços, ainda que você não goste da idéia de filmagem, é a documentação de um momento especial. Lembre-se que a filmagem e as fotografias devem ser vistas por você e nó máximo seus pais. São poucas as pessoas que suportam uma sessão de vídeo de sua formatura.
É um investimento importante e requer uma escolha de qualidade.

ESPUMANTES/VINHO/ WHISKY/ ETC: são plus da sua festa. Geralmente, não estão inclusos no cardápido de bebidas da equipe de gastronomia. A contratação deve ser feita à parte e você deverá escolher a forma de servir.

BOLO OU BOLO FAKE/ BISCUIT: até por uma questão estética, hoje, o que fica no cenário da festa é a maquete ou bolo fake. O bolo pode ser um item opcional, uma vez que há sobremesa e mesa de doces. No entanto, se você fizer questão, não há necessidade de ser um bolo com muitas fatias. Os bonequinhos de cima do bolo são chamados de biscuit e geralmente são feitos de forma personalizada.


LEMBRANCINHAS/ BEM CASADOS: para quem quer fazer um agrado final aos convidados, há ainda as lembrancinhas que pode variar de acordo com o tema da festa e sua criatividade.
Para casamento, o item mais fácil e tradicional são os bem-casados que seguem a cor da festa.

ENTRETENIMENTO/BARTENDERS: opção de animação de 15 anos, é importante o controle de não servir bebida alcóolica para menores. Os performistas podem fazer as mais diferentes tipos de performances desde saltos, perna de pau até coreografias especiais.

É importante ter todos estes serviços alinhados e jamais esquecer dos contratos com todas as combinações descritas. Afinal, é sempre uma garantia.