(Alguns) Itens que não podem faltar na sua festa!

Muitos dizem que Planejamento e Produção de Eventos virou um mercado capitalista. Isto se deve à quantidade de itens e opcionais que hoje se contrata para um evento.
Vou defender o mercado de eventos e dizer que o padrão sim leva à um aspecto consumista e capitalista. A produção em série é característica, desde sempre, da revolução industrial.
Todo mundo quer celebrar, mas este aspecto mercadológico só estará presente de acordo com o profissional que você irá contratar, portanto atenção!

Trabalhar com pacotes fechados sem lhe dar opção de escolha não é o ideal, afinal cada evento deve ser único e assim, personalizado de conforme o perfil do cliente e o quanto você quer investir.
Fornecedores fixos também não é o ideal, salvo quando não se tem disponibilidade de tempo para pesquisa, caso contrário o melhor é você ter liberdade de escolha.

Festa é investimento e é como obra: sempre se gasta um pouco mais. Para não fugir do orçamento é que o primeiro item que indico é um Profissional de Cerimonial/ Organizador de Evento.
A seguir, seguem alguns itens que você precisa investir e outros que são opcionais para sua festa.

CERIMONIALISTA:  é o profissional que irá conduzir seu evento. Irá planejar, organizar e lhe dar todas as dicas e atalhos para uma linda festa. A relação deve ser de confiança, pois o relacionamento dura meses e é necessário haver muita sinceridade de ambas as partes envolvidas. O profissional ainda é responsável pela execução e supervisão do dia do evento.
Busque contratar profissionais especializados, de preferência que sejam graduados em Relações Públicas e que por isso, tem todo o conhecimento para lidar com crises e imprevistos, relacionamento com cliente e fornecedores, planejamento e execução de eventos, seguindo todas as etapas e procedimentos. Planejar um evento não é o mesmo que "fazer" um evento. Fazer evento, hoje em dia, qualquer mortal é capaz de fazer. A diferença está em planejar, alinhando todos os fornecedores de acordo com o perfil do cliente e da festa, tornar o evento "redondo", com a menor probabilidade de imprevistos possíveis. Isto é ciência, acredite.

CONVITE/SAVE THE DATE: deve ser previsto depois que sua lista de convidados esteja pronta. Devem seguir o padrão de sua festa. O Save the Date pode ser dispensável, o fundamental mesmo é o convite enviado no tempo certo.

GASTRONOMIA:  este é um dos itens mais importantes do seu evento. Contratar um buffet com qualidade e que ofereça o serviço corretamente para o cliente é de fundamental importância para que tudo ocorra tranquilamente. Número de garçons, maitre, a questão da agilidade e o tipo de serviço adequado para o evento, devem ser considerados. Bebidas básicas e sobremesa, bem como uma gentil mesa de café, são itens que também devem constar.

Mesa de Café


DECORAÇÃO: item fundamental e transformador de um local. Com uma boa equipe de decoração, você é capaz de ambientar o pior lugar e transformá-lo num lugar charmoso e aconchegante. Sempre com a devida orientação do seu Cerimonialista, a construção da decoração requer tempo e paciência para ajustes e detalhes. É um dos itens que requer maior investimento, pois requer locação de móveis e acessórios, utilização de flores e plantas e ainda a criatividade e execução do projeto pela equipe escolhida.

MESA DE DOCES:  um dos itens mais esperados da festa. Diria que hoje em dia, podemos abrir mão da sobremesa e do bolo, mas não de uma linda mesa de doces. Além de compor um cenário de decoração é um atrativo dos convidados. Requer investimento e dedicação na escolha dos doces. Mas é possível fazer uma mesa de doces com um custo razoável.



MESA DE GULOSEIMAS: uma opção mais econômica em relação à mesa de doces é uma mesa de guloseimas. É uma mesa mais descontraída e indicada para 15 anos, formaturas e aniversários infantis. Também deve se adequar à temática da Festa, sendo inserida na decoração.



SONORIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO: não podem faltar! Nenhuma festa sobrevive sem música, seja qual for o estilo. E uma decoração só tem vida com a iluminação adequada. São itens que andam juntos, por isso, a necessidade de ambos os projetos estarem de acordo.

FOTOGRAFIA E FILMAGEM: se precisar optar, escolha as fotos. No entanto, o ideal é contar com os dois serviços, ainda que você não goste da idéia de filmagem, é a documentação de um momento especial. Lembre-se que a filmagem e as fotografias devem ser vistas por você e nó máximo seus pais. São poucas as pessoas que suportam uma sessão de vídeo de sua formatura.
É um investimento importante e requer uma escolha de qualidade.

ESPUMANTES/VINHO/ WHISKY/ ETC: são plus da sua festa. Geralmente, não estão inclusos no cardápido de bebidas da equipe de gastronomia. A contratação deve ser feita à parte e você deverá escolher a forma de servir.

BOLO OU BOLO FAKE/ BISCUIT: até por uma questão estética, hoje, o que fica no cenário da festa é a maquete ou bolo fake. O bolo pode ser um item opcional, uma vez que há sobremesa e mesa de doces. No entanto, se você fizer questão, não há necessidade de ser um bolo com muitas fatias. Os bonequinhos de cima do bolo são chamados de biscuit e geralmente são feitos de forma personalizada.


LEMBRANCINHAS/ BEM CASADOS: para quem quer fazer um agrado final aos convidados, há ainda as lembrancinhas que pode variar de acordo com o tema da festa e sua criatividade.
Para casamento, o item mais fácil e tradicional são os bem-casados que seguem a cor da festa.

ENTRETENIMENTO/BARTENDERS: opção de animação de 15 anos, é importante o controle de não servir bebida alcóolica para menores. Os performistas podem fazer as mais diferentes tipos de performances desde saltos, perna de pau até coreografias especiais.

É importante ter todos estes serviços alinhados e jamais esquecer dos contratos com todas as combinações descritas. Afinal, é sempre uma garantia.




Postagens mais visitadas