O que não pode faltar no seu casamento?


      

Este foi o tema de uma Live do dia 23.07.2020 gravada lá no meu instragram @cquintanaeventos.

Mas se você tem preguiça de ficar vendo Lives, cá estamos, para traduzir tudo por escrito.

Vamos ao tema: O que não pode faltar no seu casamento?

Começo dizendo que você pode começar pelo que quiser contratar, porém, existe sim, um fluxo para que tudo saía de acordo com o seu planejamento e, principalmente, conforme o seu investimento.

O primeiro tema de casa é você fazer uma lista prévia de convidados. Lembre-se que cada convidado tem um valor "X" para o evento. Todos tem o mesmo valor econômico, sendo apenas técnica. Obviamente que o valor emocional da presença de um e de outro pode variar conforme a proximidade dos relacionamentos. E eis aqui uma dica adicional: convide quem você realmente deseja que esteja presente com vocês neste dia. Não dê ouvidos a palpites e críticas que haverá de sobra!


Alinhada a sua lista. Tema feito!
O segundo tema de casa é sentar com o noivo e com todos aqueles que irão colaborar financeiramente com a festa para determinar o orçamento.
Lembre-se sempre, não seja inocente: quem paga, tem direito a opinar. É fato. Raras são as vezes que não há esta prerrogativa na ajuda financeira.
E neste caso, havendo, você obviamente irá se sentir na obrigação de ceder.. e cederá. Ok, é fato e é justo.
Neste caso, as opiniões paralelas serão, por vezes, diferentes da do casal. Não se esqueça que ceder é abrir mão de algumas coisas... mas o casamento segue sendo seu! Ache o equilíbrio e faça a negociação necessária. Já é uma boa experiência para o real casamento em si.

Muito bem! Feito a lista e ela sendo compatível com o seu orçamento, temos um norte e já saberemos para onde vamos.

Iremos encontrar o que não pode faltar no seu casamento!

E eis que divido esta façanha em 3 pilares:

- Planejamento
- Alimentação
- Serviços

Vamos falar de cada um deles:

1. Planejamento : é a base do seu evento. Sem um planejamento real e consistente, a probabilidade de você realizar o casamento com serviços errados e desnecessários, fornecedores desqualificados, mistura de serviços dispensáveis, desembolso de umas 3x mais que o pretendido, ou seja, insucesso total, é grande.

Então o que fazer?
"Puxei brasa para o meu assado", mas você precisa de um profissional sério e competente para ajudar a você bater a sua meta financeira e realizar a maior parte do seu sonho que é ter tudo que tem direito na sua festa de casamento.

Dentro do item Planejamento entra absolutamente todos os passos a seguir - desde o local, gastronomia, bebidas, operacionalização destes serviços, layout, decoração, qual o melhor layout para o seu perfil de evento, qual a melhor gastronomia, como não investir o mundo na decoração, ou como contratar a banda dos sonhos e ainda ter dinheiro para as flores, como ter um dia de rainha, enquanto o seu evento está sendo montado... enfim, tudo! Do momento inicial ao final do seu grande dia.

Todos os serviços que virão a partir do Planejamento precisam ser convergentes, por isso, um "Cerimonial do Dia", sempre é ineficiente, tanto para os noivos, quanto para este profissional.

2. Alimentação: este segundo pilar é o que geralmente, determina, grande parte dos comentários do seu casamento e agora vou lhe dizer uma coisa: se você está vivendo a Pandemia do Covid-19 neste momento, como eu estou e escutando tantas e tantas pessoas não poderem se encontrar... só faça o seu casamento em grandes proporções, convidando pessoas se você, realmente, se importar com o seu convidado. Convidado é sempre "figura" à parte nos eventos, temos milhares de histórias engraçadas para contar sobre eles... mas se você for convidar e vai... pense em cada um deles. Em como criar uma experiência única... abrangendo todos os sentido da festa: sabor/ paladar; a visão pela estética, o aroma pelo cuidado do lugar, o toque pela higiene do ambiente, a audição pela música agradável e nos momentos propícios.
Evento é experiência. É um complexo de coisas que fazem as pessoas se sentirem bem naquele momento e levar para suas vidas lembranças afetivas.

E uma das nossas lembranças afetivas, invariavelmente, é a comida.
Nós nos sentimos acarinhados por comida boa... quentinha... bebida gelada.
É fundamental criar este elo com o convidado.
O menu do seu casamento precisa ser inesquecível. Mesmo que seja servido pão com alho (que eu adoro), precisa ser o pão com alho mais maravilhoso do mundo!
Claro, a gastronomia e as bebidas devem seguir o perfil do seu evento e nisso, entra o Planejamento de novo, por aqui...

3. Serviços: são todas as opções do mundo que você quer trazer para o seu evento! 
Mas não esqueça que este pilar, se complementa com o Planejamento (Briefing do Evento, Cronograma e Planilha de Investimento) e com a o pilar da alimentação que é super importante.

A partir disto, divirta-se, equilibrando os orçamentos conforme suas prioridades para a festa que são variadas: mesa de doces, fotografia, filmagem, som e luz, decoração, bolo,  dj, músicos da cerimônia, vj, carro dos noivos, lembrancinhas, etc.

Veja, a lista acima não está em ordem, está totalmente fora do meu script de planejamento, mas é proposital para não induzir você à minha forma de trabalho.

Para você ter uma ideia, para detectar o que não pode faltar no seu casamento, eu iria, com certeza a fundo no seu briefing e entenderia sua história e seus sonhos... a partir disto, eu determinaria o melhor cronograma de fechamentos. Sempre, de forma planejada e estratégica, além de equilibrar os orçamentos em patamares semelhantes para que não haja discrepância entre um serviço e outro, e com isso, haver cortes radicais.

Bem, esses são os primeiros passos para você começar a entender o mundo maravilhoso dos casamentos.

Se quiser saber mais, nos segue lá no instagram @cquintanaeventos e faça suas perguntas!

Postagens mais visitadas